Mais uma leitura eletrizante de um autor que até hoje não me decepcionou: Stephen King.
A obra Escuridão total sem estrelas, do mestre do horror Stephen King, reúne uma coletânea de quatro maravilhosos contos que são grandes o bastante para quase serem considerados novelas.
Os contos contidos neste livro trazem temas e circunstâncias que fazem o leitor sair da zona de conforto, se colocarem na pele do personagem e questionarem: e se fosse comigo, qual reação eu teria?
Escuridão total sem estrelas foi publicado a primeira vez no país de origem (EUA) em 2010 e a editora Objetiva, através do selo Suma de Letras, publicou aqui no Brasil, no ano passado, em 2015. O trabalho gráfico desta publicação dá de dez a zero no livro original. Recomendo demais que vocês comprem este livro tanto pelas histórias que ficarão por muito tempo guardadas em suas mentes, como pelo design do livro. Lindo demais, vale a pena ter na estante.
Vamos aos contos?
1922 – Como o título sugere, esta história ocorre em 1922, numa pacata cidade americana. Um agricultor vive em sua pequena fazenda com sua mulher e filho e tudo vai bem até o dia em que a mulher do agricultor Wilfred recebe uma herança e decide que quer se mudar para a cidade grande e abrir uma loja. O marido e o filho que não concordam com a ideia decidem fazer de tudo para mudar a opinião da mãe, mesmo que isso traga somente desgraça para a vida deles.
Gigante do Volante – Foi o meu conto favorito e narra a história da Tess, uma escritora de livros de mistério, que entre a publicação de um livro e outro costuma dar palestras em universidades, bibliotecas e outros centros educacionais. Um dia ela vai a uma dessas palestras e ao pegar a estrada para retornar para casa, Tess é estuprada. O homem que fez isso com ela acredita que Tess está morta. Ela, ao recobrar a consciência se vê no papel dos personagens dos livros que escreve e trama uma sangrenta vingança para se livrar do homem que ousou fazer isso com ela.
Extensão justa – Até onde você iria para viver mais alguns anos? Neste conto, o personagem Dave Streeter descobre estar com câncer terminal e um dia, voltando do médico com a terrível notícia, ele avista na beira da estrada uma estranha barraca com um sujeito esquisito. Estaciona o carro e começa a conversar com ele. Ao contar sua história, o vendedor da barraca oferece um pacto para Dave viver ainda por muitos anos. Mas para isso, será necessário destruir a vida de alguém muito próximo a ele.
Um bom casamento – Narra a história de Darcy, uma mulher casada há vinte anos. Numa noite, sozinha em casa, enquanto seu marido viaja a trabalho, ela encontra na garagem uma caixa que a fará descobrir segredos do seu marido que ela jamais suspeitou. O homem que ela sempre pensara ser de um jeito se revela uma pessoa completamente diferente e assustadora. Mais um conto que nos faz pensar: e se?
Recomendo demais a leitura deste livro. Comecem a ler e verão que o livro será devorado rapidinho. Preparem-se para embrulhos no estômago e sentimentos de empatia, antipatia, raiva e pena. Mas acreditem em mim, vale a leitura de cada página.
- Título original: Full Dark, No Stars
- Editora: Suma de Letras
- Número de páginas: 390
- Ano: 2015
- Gênero: Ficção / Suspense
- Rating: