Todo mundo que ama escrita está sempre numa batalha constante em arrumar tempo para escrever. Sentimos que dedicamos nosso precioso tempo para fazer todas as outras coisas da vida, e quando acabamos as atividades, estamos esgotados, sem energia para fazer mais nada e então adiamos em mais um dia o ato de escrever.
Separei neste post algumas dicas que eu utilizo no meu dia a dia para conseguir dedicar meu tempo para a escrita. Eu trabalho fora de casa em tempo integral, possuo um filho de 3 anos e meio, sou casada, estudo, tenho dois negócios para administrar, incluindo este blog, onde crio conteúdo sobre escrita, leitura, filmes e séries e sou escritora de contos e logo mais romances. Escrevo isso porque eu sei que a vida de todos nós é super corrida. Agora, na pandemia, enquanto aparecem matérias na televisão contando sobre como as pessoas estão ocupando seu tempo com hobbies, eu me pergunto: que tempo, meu Deus? Se eu consigo arrumar um tempo para escrever, você também pode conseguir.
1. Priorize e execute
Entenda o seu desejo de escrever e analise como distribui o seu tempo durante as 24 horas do dia. Determine a escrita como uma prioridade, assim como escovar os dentes, tomar banho, ir ao mercado comprar comida e trabalhar.
Talvez seja necessário abrir mão de algumas atividades durante certo período da sua vida. Se você tem vontade de escrever um romance em 6 meses, talvez precise deixar de assistir aquela série legal durante os meses de desenvolvimento deste projeto. E está tudo bem, porque você escolheu priorizar a sua escrita e executar o seu projeto. Quando conseguir virar a chave na sua mente e entender a importância disso para si mesmo, conseguirá executar e não medirá esforços para fazer. Isso nos leva para a segunda dica.
2. Calendar block – Bloqueio de agenda
Ao analisar sua rotina e seus compromissos, divida seus dias em blocos de tempo. Primeiro coloque todas as atividades que você precisa fazer: trabalhar, cozinhar, dormir, comer. Depois, preste atenção nos espaços em branco e preencha com a escrita. Eu escolho escrever pela manhã, porque é o horário mais tranquilo em casa, onde não serei interrompida e também o horário que estou me sentindo descansada.
3. Crie uma meta tangível
Muitos escritores colocam metas impossíveis de serem atingidas com nosso ritmo frenético de vida. Pensar que irá escrever 3.000 palavras por dia pode ser muito frustrante, pois dificilmente conseguirá atingir esse número.
Se conseguiu separar uma hora do seu dia para a escrita, anote quantas palavras consegue escrever nesse período e tenha esse número como meta para os próximos dias do mês. Os dias que conseguir escrever mais terá razões em dobro para comemorar. E conforme for criando o hábito da escrita, seus números irão aumentar, pode ter certeza!
4. Otimize o seu tempo de escrita
Sentar-se em frente a uma tela em branco esperando surgir uma ideia para começar a escrever pode causar um bloqueio. E quando olhar o relógio, aquela hora que havia separado para a escrita já terá acabado.
Isso não é uma regra, mas por experiência própria, percebo que minha escrita flui muito mais se eu tiver um mínimo de estrutura definida do que irei escrever. E isso se aplica a todos os formatos: projetos no trabalho, posts para o blog, contos e romances.
Ao estabelecer uma estrutura o escritor entende o que deve fazer e onde quer chegar, tornando a escrita mais fácil. Isso não significa que você precisará ficar preso ao esquema que desenhou. Durante o percurso, se achar necessário fazer ajustes na estrutura, fique à vontade.
Outra forma de otimizar o tempo de escrita é anotar o que precisa pesquisar e realizar a pesquisa em si em outro momento, para não ocupar o seu precioso tempo de escrita. Por exemplo, se estiver escrevendo uma cena em que a personagem chega em uma cidade real que você quer descrever com maiores detalhes e para isso precisa pesquisar, anote o nome da cidade e siga o fluxo da escrita. Depois você pesquisa e acrescenta essa parte.
5. Aplicativos para concentração
Alguns aplicativos podem ajudar a monitorar o tempo dedicado à escrita com técnicas de concentração. Uma delas é a técnica Pomodoro que estabelece que o usuário deve focar em uma atividade por 25 minutos e ao final realizar uma pausa de 5 minutos. Dessa forma, a atividade não fica cansativa porque de tempos em tempos você terá uma pausa para descansar.
Eu utilizo o aplicativo Forest no meu celular. Gosto muito porque consigo definir o tempo que quero ficar concentrada e ao iniciar o cronômetro não posso sair daquela tela e navegar pelas redes sociais porque senão a minha árvore virtual morre. Parece bobo, mas funciona de verdade.
Outro aplicativo que já utilizei bastante e recomendo é o Focus Keeper.
6. Cuidado com as redes sociais e o tempo gasto com elas
Pare um minutinho de ler esse post e olhe no seu celular o registro do tempo de uso. Qual o tempo médio diário que você gasta da sua vida olhando as redes sociais? Já teve dias de eu ter mexido por 3 horas no celular somente em redes sociais! É muito tempo que poderia ter sido melhor aproveitado.
Por isso, quero enfatizar: cuidado com a quantidade de tempo gasto com as redes sociais. Elas têm o poder de acabar com o pouco tempo livre que possuímos. Estabeleça um horário do dia para navegar pelas redes e obedeça!
7. Organização do local de escrita
Onde você gosta de escrever? Eu escrevo com o notebook na mesa do meu escritório. Tento deixar aquele cômodo e principalmente a mesa o mais organizado possível. Às vezes coloco um vasinho de flor, às vezes uma vela e sempre uma xícara de café ou chá me fazendo companhia. Ter o ambiente organizado ajuda a deixar a experiência mais gostosa, fazendo com que queira repetir nos próximos dias.
8. Constância
O hábito da escrita só se tornará verdade na sua vida se tiver constância com essa atividade. Eu preciso escrever ao menos meia hora todos os dias, caso contrário, eu perco o ritmo e depois começo a colocar outras coisas na frente e quando vejo passaram-se dias e eu não escrevi. Tenha constância com o seu projeto e logo mais terá escrito páginas e páginas.
9. Recompensa
Pequenas recompensas fazem milagre e saber que você se permitirá algo após cumprir uma meta é uma maneira de sentir motivação para escrever. Se permita comer um chocolate ou sobremesa que está com vontade após escrever 10.000 palavras. Ou adquirir aquele livro que estava paquerando na Amazon. Mas não precisa só de recompensas que envolvem dinheiro não. Permita-se assistir a um filme no Netflix após alcançar sua meta ou outra coisa que esteja com vontade.
Para dicas de filmes, veja esse post aqui.
10. Sem julgamento
Escreva sem julgamento. Quando estiver escrevendo nem pense que alguém irá ler o seu texto. Apenas escreva. E escreva algo que adoraria ler. Agrade-se em primeiro lugar. Depois virá o momento para lapidar o texto. Dessa maneira, conseguirá colocar as palavras no papel com mais facilidade.
A escrita é uma atividade que exige pensamento e criatividade. Apesar de praticá-la sentada é incrível como é cansativo. Por isso, não pegue pesado consigo mesmo. Vá praticando até que se torne um atleta da escrita. E não esqueça que para ser escritor é preciso escrever e só fará isso quando arrumar o tempo necessário para dedicar a essa arte.
Gostou das dicas? Deixe nos comentários abaixo o que você faz para ter mais tempo para escrever.
Adorei suas dicas, muita obrigada.