Eu sigo a conta do Twitter da escritora linda e talentosa Emily Giffin, e no dia 20 de Agosto ela postou um link de uma matéria que falava sobre os melhores livros de leitura de “praia” dos últimos 15 anos (leituras de verão) – no original: The Best Beach Reads of the Last 15 Years. Agora é verão na terra do Tio Sam e leituras de praia para eles é a mesma coisa que leituras de férias para nós.
Nesta matéria, publicada no site BookBug Blog, por Jess Kibler, foram eleitos 15 livros, desde o ano 2000 até o ano 2015. Vamos dar uma olhada nos escolhidos?
– ANO 2000: EU FALAR BONITO UM DIA, de David Sedaris
O livro conta os relatos de David Sedaris, que começaram em 1992, nos Estados Unidos, quando narrava suas peripécias nas lojas Macy’s em Nova York. Esses relatos autobiográficos foram reunidos num livro e conquistaram mais de 3 milhões de leitores. A obra é dividida em duas partes. Uma delas conta acontecimentos de sua infância, adolescência e sua fase mais madura. Já a outra, narra a sua mudança para a França. Segundo a sinopse do livro, o leitor é fisgado pelo talento humorístico do autor do início ao fim.
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se quiser sentir que está conversando com seu melhor amigo.
Publicado pela editora: Companhia das Letras
– ANO 2001: OS DELÍRIOS DE CONSUMO DE BECKY BLOOM, de Sophie Kinsella
Este todo mundo conhece vai! O livro narra a história da hilária Rebecca Bloom que não se aguenta com o cartão de crédito. Hahaha Ela trabalha como jornalista financeira e dá várias dicas úteis de finanças para as pessoas e aos finais de semana gasta horrores e foge do gerente do banco que a persegue loucamente para que ela pague a dívida do cartão de crédito. Muita coisa engraçada acontece. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas já vi o filme e as risadas são garantidas. Que atire a primeira pedra alguma mulher que precisava daquela bota em específico para aquela ocasião em especial para combinar com a roupa perfeita e passou no cartão. Eu já! E é por isso que ao mesmo tempo em que você Roccoquer matar a protagonista e fazê-la acordar, você a compreende como ser humano consumista. Hahaha
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se você possui uma queda para as compras e sacolas de todos os tamanhos e estilos 🙂
Publicado pela editora: Record
– ANO 2002: A IRMANDADE DAS CALÇAS VIAJANTES, de Ann Brashares
Quatro amigas inseparáveis dividem todas as suas histórias e sabem tudo sobre a vida uma da outra. Pela primeira vez na vida elas passarão as férias de verão longe e decidem fazer um pacto que as deixem unidas de qualquer forma. Sendo assim, compram um jeans que serve para todas e surge então a Irmandade das calças viajantes. Cada amiga vai para um canto do mundo e a calça acompanha cada uma delas a cada período de tempo, conforme acordado entre as amigas. O leitor acompanha os acontecimentos na vida de cada menina, de empolgantes e aventureiros, a desgastantes e tristes, mas por melhor ou pior que seja o momento, elas sempre se escrevem e se mantém atualizadas do que está acontecendo. E a cada novo período de tempo lá vai a calça novamente viajar para mais um lugar e abrigar o corpo de mais uma amiga. Este livro virou filme intitulado, aqui no Brasil, de Quatro amigas e um jeans viajante.
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se todas as suas amigas foram viajar e você ficou para trás :p
Publicado pela editora: Rocco
– ANO 2003: O CAÇADOR DE PIPAS, de Khaled Hosseini
Uma das histórias mais lindas e emocionantes que eu já li. O romance de estréia do escritor Khaled Hosseini conta a amizade de dois meninos, Amir e Hassan, que vivem no Afeganistão na década de 1970. Um dia, durante um campeonato de pipas, Amir não consegue defender Hassan e isso marca a vida de ambos para sempre. Anos após o acontecimento, Amir está morando nos Estados Unidos e retorna ao seu país de origem, onde é obrigado a acertar as contas com o passado. História linda e de encher de lágrimas os olhos de qualquer pessoa.
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se quiser viver uma experiência de mudar sua vida sem nem precisar sair de casa
Publicado pela editora: Globo Livros
– ANO 2004: A MULHER DO VIAJANTE NO TEMPO, de Audrey Niffenegger
Esta obra narra a história de um casal, Henry e Clare, que se conhece e se apaixona como todos os outros e que segue seu curso casando e tendo filhos. Porém, Henry possui um distúrbio genético muito raro que o faz viajar no tempo para momentos que foram impactantes sentimentalmente em determinados momentos de sua vida, seja no passado, ou no futuro. Sendo assim, Henry precisa aprender a viver com isso e sua esposa Clare precisa aceitar e aprender a conviver com a ausência inesperada do marido. Quero muito ler este livro porque sou a louca dos romances, ainda mais aqueles que têm tudo para dar errado e te fazem sofrer até o final, mas mesmo depois de você sofrer muito dá tudo certo porque o amor sempre vence haha. Segundo a sinopse do livro, a autora mostra como o verdadeiro amor é capaz de transpor todas as barreiras, inclusive a mais implacável de todas: o tempo. S2
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se você desejar voltar no tempo até suas férias favoritas.
Publica pela editora: Suma de Letras
– ANO 2005: O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA, de Emily Giffin
Esta obra narra a história de Rachel, uma jovem advogada, que tem como melhor amiga a Darcy. Lembram da Darcy? A Darcy é a personagem principal do livro Presentes da Vida que fiz resenha aqui no blog e que sou apaixonada. Voltando à história deste livro, O Noivo da Minha Melhor Amiga, Rachel sempre foi a boa moça, enquanto Darcy era a louca da pá virada. E enquanto Darcy sempre conseguia tudo o que desejava a Rachel só ficava observando. Embora isso nunca tivesse feito realmente mal a ela, algo a incomodava. E ela descobre o que a estava incomodando no dia de seu aniversário, quando, voltando para casa, beija o noivo de sua melhor amiga. Para tudo! Imagina a situação de merda que a personagem se encontra. E é desses e outros conflitos que o livro trata. Como sempre falo, a Emily Giffin não é uma escritora de chick-lit convencional. Ela supera-se e vai muito além quando o assunto é entrar na alma do personagem e passar ao leitor cada pedacinho de sentimento que existe em cada um deles e como eles conseguem dar a volta por cima independente da situação. Por essa razão, sou fã número um e até agora não tem um livro dela que eu tenha lido e me decepcionado. Super recomendo sempre!
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se quiser se divertir com um Martíni em mãos.
Publicado pela editora: Nova Fronteira
– ANO 2006: ÁGUA PARA ELEFANTES, de Sara Gruen
A obra narra a história de Jacob Jankowski que aos 23 anos larga a faculdade de veterinária após ficar órfão e decide se juntar ao circo dos Irmãos Benzini. O livro conta como o personagem se apaixona duas vezes: primeiro pela bela Marlena, estrela do número dos cavalos e esposa de August (intratável chefe do setor de cuidado dos animais) e depois por Rosie, a elefanta meio burra que deveria ser a atração do circo. Este livro já virou filme, estrelado pela linda Reese Whiterspoon e pelo ex vampiro Robert Pattinson, mas eu não li a obra e não assisti ao filme, portanto não tenho muito o que comentar. Mas, pelo o que diz a sinopse, a leitura é tão envolvente que os personagens continuam vivos muito tempo depois de terminarmos de virar a última página do livro. Deu vontade de ler, né?
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se você quiser ser transportado para um período mágico.
Publicado pela editora: Sextante
– ANO 2007: HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE, de J. K. Rowling
O último e mais aguardado livro de Harry Potter. O final que tanta gente (eu e milhões) esperaram, aguardaram, sonharam, imaginaram e tentaram adivinhar. O livro narra um Harry quase adulto, que ao invés de voltar para a escola, como todo começo de livro do Harry, precisa fugir, escoltado por vários bruxos do bem. Harry, Hermione e Rony partem em busca das Horcruxes que faltam como última tentativa de ter alguma chance contra Voldemort. Um livro repleto de ação, aventura, amizade, lealdade, traição, o lado bom e o lado ruim do ser humano. Não posso falar muito a respeito porque ainda existem pessoas que não leram e nem assistiram ao filme. Então, mais uma vez, permanecerei com a minha boca fechada, embora eu possa ao menos berrar para todos escutarem que este livro, a meu ver, é uma obra-prima.
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se quiser resolver problemas mágicos de décadas atrás.
Publicado pela editora: Rocco
– ANO 2008: A SOCIEDADE LITERÁRIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA, de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows
Ainda não li este livro, mas gente, olha esse nome. Eu quero comprar agora! Com um título tão peculiar, não tem como a história não ser maravilhosa, fala a verdade!
De acordo com a sinopse, esta obra foi sucesso de público e crítica e ocupou as principais listas dos mais vendidos da Inglaterra e EUA. Mary Ann Shaffer (editora, bibliotecária e livreira) estreou na literatura com mais de 70 anos e com a ajuda de sua sobrinha Annie Barrows narra a história da jornalista Juliet Ashton que busca um tema para escrever um próximo livro. Um dia, ela encontra uma carta de um morador da ilha Guernsey, que entrou em contato com a jornalista para fazer uma consulta bibliográfica. A partir daí, eles começam a trocar cartas e veem como seus gostos literários são diferentes e como a Segunda Guerra Mundial impactou nisso tudo. Ela descobre o clube de leitura que a princípio foi criado como um álibi para proteger os membros dos alemães e como a discussão de livros, histórias e ideias trouxeram esperança para as pessoas da região. Decidida a conhecer um pouco mais sobre essa história, Juliet viaja para a ilha e as histórias, vidas e pessoas que lá conhece, mudam sua vida. Fiquei super empolgada para ler esta obra.
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se quiser passar seus dias mandando cartões postais cheios de amor.
Publicado pela editora: Rocco
– ANO 2009: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES, de Stieg Larsson
Esta obra narra o enigma que ocorre dentro de uma ilha, onde Harriet Vanger, em 1966, jovem herdeira de um império industrial desaparece, sem deixar vestígios. No dia em que ela desaparece, fecham-se os acessos à ilha, ninguém entra e ninguém sai. Todos os anos após o acontecimento, Henrik Vanger, o patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada, que era o presente que a Harriet sempre dava a ele, até sumir. Quarenta anos depois, Henrik contrata o jornalista Mikael Bloomkvist para uma investigação particular. Logo, o jornalista percebe que a família não gosta nada das perguntas que ele anda fazendo e que os segredos que permeiam esta família são de bem antes do desaparecimento da Harriet. O livro faz parte da trilogia Millenium da editora Companhia das Letras e o primeiro livro já virou filme. Muito suspense na certa!
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se você quiser mais um pouco de tensão nos seus dias de verão
Publicado pela editora: Companhia das Letras
– ANO 2010: A ESPERANÇA, de Suzanne Collins
O último livro da trilogia Jogos Vorazes conta o que finalmente acontece com a linda Katniss. Depois de já ter sobrevivido, surrada e espancada, quando existe a esperança de talvez não precisar mais lutar, começa a revolução. Mas é a coragem dela que faz crescer no país a esperança da população finalmente se ver livre da opressão. Para conseguir isso, o que será necessário colocar em jogo agora?
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se você quiser se sentir na beira de um precipício.
Publicado pela editora: Rocco
– ANO 2011: O CIRCO DA NOITE, de Erin Morgenstern
Não tive a oportunidade de ler este livro ainda, mas de acordo com a resenha, Celia e Marco são dois jovens mágicos que treinam desde pequenos e duelam todas as noites nas apresentações do Le Cirque dês Rêves. O circo viaja pelo mundo, e inocentes, eles continuam sua magia, num amor profundo, que faz as luzes cintilarem. E assim acontece toda noite, o jogo tem que continuar, e o destino de todos, desde a plateia, até os acrobatas pode estar na corda bamba.
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se você quiser perder-se numa história de amor mágica e extravagante.
Publicado pela editora: Intrínseca
– ANO 2012: GAROTA EXEMPLAR, de Gillian Flynn
A obra narra o desaparecimento de Amy, casada há cinco anos com Nick. Quando ela desaparece Nick torna-se o principal suspeito e o comportamento dele e as meias verdades que Nick conta só pioram a situação. Encontram o diário de Amy que revela que o casamento deles também não era um mar de rosas. Os pontos de vista são alternados do início ao fim, fazendo com que o leitor um capítulo acredite em um personagem e no outro acredite no outro personagem. Já tem filme também! E é com o Ben Affleck (que no momento estou muito brava com o lance da babá. Jennifer Garner tem todo o meu apoio, embora eles não me conheçam e minha opinião pouco importe para eles rsrs)
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se o seu companheiro estiver te irritando no momento
Publicado pela editora: Intrínseca
– ANO 2013: ELEANOR & PARK, de Rainbow Rowell
Esta obra conta a história de dois adolescentes de 16 anos com características diferentes. Park é descendente de coreanos e vive escutando música e lendo quadrinhos enquanto Eleanor é ruiva, grande e a filha mais velha de uma família cheia de problemas. Os dois encontram-se todos os dias no ônibus escolar e começam a conversar sobre as histórias em quadrinhos de X-Men e Watchmen. À partir daí começa a nascer o primeiro amor, e como ele pode ser intenso mesmo quando ou, principalmente quando, todo mundo é contra ele. Segundo a sinopse é um livro que faz você sentir-se desesperado e esperançoso ao mesmo tempo. Não li ainda, mas vi muita gente falando bem e inclusive é Best Seller do New York Times, então vamos dar uma chance né? Vai entrar para a wishlist.
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se você quiser chorar lágrimas de alegria nas toalhas do hotel.
Publicado pela editora: Novo Século
– ANO 2014: THE VACATIONERS, de Emma Straub
Ainda sem publicação aqui no Brasil, este livro fez um imenso sucesso no verão do ano passado nos Estados Unidos e recebeu 4 estrelas na classificação da People. A obra conta a história de uma família americana, composta por um casal e uma filha, que tira férias de duas semanas e viaja para uma ilha com amigos e familiares para comemorar o aniversário de 35 anos de casamento desse casal. Mas nem tudo são flores e nem no cenário mais paradisíaco quando as coisas não vão bem, simplesmente não vão bem. E aí segredos são trazidos à tona trazendo humilhações e angústias. Apesar de tudo isso, esta é uma história que mostra que todos nós possuímos dois lados; aquele que controlamos e não mostramos para as pessoas, e o que deixamos vir à tona, e como em família podemos nos ajudar e criar laços cada vez mais fortes. Li a resenha em inglês e fiquei tentada a comprar. É o tipo de história que eu gosto por analisar bem os personagens e como eles reagem a determinadas situações. Segundo a sinopse, Emma Straub faz isso com maestria!
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se você está na praia perto de casa, mas gostaria de estar numa praia bem longe da sua família. Kkk
Disponível na Amazon
– ANO 2015:A GAROTA NO TREM, de Paula Hawkins
O livro é um thriller psicológico que narra a vida de Rachel, uma jovem que todas as manhãs pega o trem de Ashbury para Londres. Num ponto onde o trem para no sinal vermelho, Rachel avista uma casa de número 15, diariamente. Rachel vê quem habita a casa e imagina como seria a vida “perfeita” de seus habitantes. Até o dia em que testemunha uma cena chocante, um tempinho antes de o trem partir quando o sinal abre novamente. Alguns dias depois, ela descobre que a mulher que residia na casa está desaparecida. Decidida a não ficar inerte à situação, ela vai à polícia contar o que viu e acaba participando do desenrolar de acontecimentos. Super elogiado pelo meu amado autor Stephen King, o livro já teve seus direitos vendidos para a Dreamworks e em breve terá uma adaptação cinematográfica. Estou louca para ler este livro. E vocês?
Porque ler esta obra no ano de 2015 segundo o site BookBub: se quiser dar uma pausa na sua rotina chata e adentrar numa rotina muito mais interessante
Publicado pela editora Record
Dessa lista de livros dos últimos 15 anos eu li alguns que fiquei com vontade de reler e quero muito ler os que eu ainda não li. Tem alguns que sinceramente eu nem tinha ouvido falar antes mas ao ler a sinopse fique super interessada, como A Sociedade Literária e A Torta de Casca de Batata. E vocês? Já leram todos dessa lista? Me contem? Quais vocês recomendam? Bjos!