Presentes da Vida_Emily Giffin_leituranarede 2

O livro Presentes da Vida da escritora Emily Giffin é a continuação da obra O Noivo da Minha Melhor Amiga, que virou filme com as lindas Kate Hudson e Ginnifer Goodwin. Embora eu não soubesse que o livro era uma continuação quando o comprei, já posso adiantar que você não precisa necessariamente ter lido uma obra para depois ler a outra na sequência.

Presentes da Vida conta a história pós término do filme O Noivo da Minha Melhor Amiga pela visão da Darcy Rhone (interpretada pela Kate Hudson). Quem assistiu ao filme sabe que a Darcy é egoísta, sempre se preocupando com ela mesma, querendo que todos os homens a desejem e lutando para sempre ser o centro das atenções. A narrativa começa quando Darcy acaba de terminar o relacionamento com seu noivo, Dexter, estando prestes a casar, porque descobre que ele estava tendo um caso com sua melhor amiga Rachel, enquanto a própria Darcy tinha um caso com o melhor amigo de Dexter.

Foi aí que eu senti aquela angústia novamente. Aquele sentimento de que era uma lástima eu não poder provar Marcus antes de me casar com Dex. Além do que estava sentindo por Marcus, era triste saber que nunca mais daria outro primeiro beijo. Que nunca mais me apaixonaria novamente. Achava que a maioria das pessoas tinha essa sensação em um relacionamento, geralmente antes de decidirem comprar o anel de noivado. Mas, pelo que posso dizer, a maioria das mulheres não pensa assim, pelo menos não admite sentir essas coisas. Elas encontram um bom homem e está tudo bem. Elas ficam aliviadas porque não precisam mais continuar procurando alguém. Elas ficam contentes comprometidas, totalmente dedicadas por um longo tempo. Acho que me pareço mais com os homens nesse ponto.

Darcy, que sempre teve tudo, perde o noivo, a melhor amiga Rachel e mal consegue levar adiante o novo relacionamento. Ao descobrir que está grávida, tudo começa a desmoronar. Sente-se praticamente sozinha no mundo, pois todos aqueles que sempre a vangloriavam nem sequer dão mais atenção a ela. A família que esperava que ela se casasse com Dexter, um relacionamento de tantos anos, fica extremamente decepcionada. Isso leva nossa personagem principal a reconhecer os próprios erros e recomeçar a vida com novas atitudes.

O que eu mais gosto dos livros de Emily Giffin é o desenvolvimento que ela consegue dar aos personagens. Nitidamente a cada página você sente raiva das atitudes de Darcy, compreende outras tantas, enxerga a mudança de caráter e personalidade que ela vai sofrendo ao longo do livro e torce para que ela seja muito feliz e consiga dar a volta por cima.

Emily Giffin não é uma autora de chick-lits comum, ela vai muito além. O livro retrata o universo feminino, mas com um toque profundo de auto conhecimento, de descrição de sentimentos que eu ainda não consegui ver tão bem trabalhado em outra autora do mesmo gênero. Recomendo imensamente a leitura.

  • Título original: Something Blue
  • Editora: Novo Conceito
  • Número de páginas: 383
  • Ano: 2011
  • Gênero: Romance (Chick-lit)
  • Rating: estrelas

 

2 Comments on RESENHA: Presentes da Vida, de Emily Giffin

  1. Aione Simões
    24/07/2015 at 13:53 (2 anos ago)

    Oi Mari!
    Concordo com você, ela vai além mesmo do universo feminino e explora muito bem a questão do auto-conhecimento e do amadurecimento. Gosto muito de como ela consegue não colocar uma visão julgadora nas personagens e nas histórias, é como se ela realmente expusesse tudo com imparcialidade e desse chance aos seus personagens de mostrarem quem são.
    Fiz um post há uns 3 anos falando da minha experiência com os livros dela, se quiser conferir:
    http://minhavidaliteraria.com.br/2012/11/07/os-livros-de-emily-e-eu/
    Na época, o “Uma prova de amor” ainda não havia sido lançado aqui!
    Beijos!!

    Responder
    • Mariana Fieri
      27/07/2015 at 18:31 (2 anos ago)

      Oi Aione!
      Que felicidade você passar no meu blog! Leio suas resenhas e acompanho seus vídeos sempre! Entrei no link que você mencionou e realmente, a autora é tudo o que disse. Concordo 100%, se precisasse de alguém para conselhos de relacionamento ela seria a pessoa ideal! rsrs
      Preciso ler os outros livros dela agora!!
      Bjos e uma ótima semana para você!

      Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *