imagem 1.2

Sim!!! Este ano eu finalmente li A Guerra dos Tronos, o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo do talentoso escritor George R. R. Martin. Que livro gigante pessoal! Mas não se assustem, vale cada palavra impressa nesse montão de páginas.

Essa sensacional história é ambientada em um mundo medieval dividido em Sete Reinos que são comandados pelo Rei Robert Baratheon em Porto Real. A trama começa na parte Norte do Reino, em Winterfel, onde está localizada a Casa da família Stark. Devido o falecimento de John Arryn, a Mão do Rei, Robert viaja da região Sul até o Norte para exigir que seu amigo de longa data, Eddard Stark, se torne a Mão do Rei, o qual possui a função de aconselhar e tomar decisões quando o rei não está presente ou com humor suficiente para lidar com os conflitos e problemas do reino. A princípio, Eddard não quer deixar a família para morar em Porto Real, mas recebe uma carta de sua cunhada avisando que John Arryn não morreu de causas naturais como todos pensavam e que deveriam ter muito cuidado com os Lanister, a família da rainha. Temendo pela vida de seu amigo, Eddard vai para Porto Real e ocupa o cargo da Mão do Rei dando inicio à sua busca pela verdade. A história gira em torno deste suspense e no decorrer dos capítulos o leitor se depara com a disputa entre as Casas, segredos entre famílias, lealdade e traições, e fica chocado com a capacidade do ser humano em não medir esforços ou consequências para conseguir o que almeja.

Imagem 1.4

Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo nessa história. Mas a trama principal do primeiro livro se desenrola nessa descrição que fiz para vocês. Ao mesmo tempo em que esse conflito principal ocorre, no extremo Norte do país existe uma muralha de gelo de quilômetros de comprimento, vigiada pelos patrulheiros da noite, que foi construída há muitos anos atrás para proteger o povo dos Outros (criaturas cruéis que vivem no frio intenso e matam os humanos). Enquanto isso, no extremo Sul do continente, vivem os irmãos sobreviventes da Casa Targaryen (Viserys e Daenerys) que perderam o reinado quando o rei Robert Baratheon tomou o poder e buscam de alguma forma recuperar o reino que um dia pertenceu à família deles.

imagem 1.5

O mundo criado por George R. R. Martin é de tirar o fôlego. As descrições de todos os reinos são maravilhosas e faz o leitor sentir como se conhecesse o lugar, sem ser cansativo de maneira alguma. Cada personagem (e são muitos) possui características próprias, peculiares e caráter de uma complexidade que ou você ama ou odeia.

Pertencente ao gênero fantástico, a narrativa une ação, mistério, aventura e descreve os deuses, dragões e criaturas da noite e do inverno que assombram os Sete Reinos desde os primórdios.

Outra característica do livro muito interessante para qualquer apaixonado por literatura é a técnica literária utilizada pelo autor ao narrar a história. A narrativa de George R. R. Martin é toda em 3ª pessoa, porém a cada capítulo ele utiliza a perspectiva de um personagem, fazendo com que o leitor se aproxime de seus pensamentos, anseios e o entenda de certa forma. Achei isso sensacional.

A história é muito mais do que tudo o que eu descrevi aqui. Mas não contarei além disso para não correr o risco de sem querer estragar a experiência literária de vocês. Comprem o livro ou peguem emprestado e leiam. Depois voltem aqui e me contem! De longe, até agora, é o melhor livro que eu li este ano. S2

imagem 1.6

  • Título original: A Song of Ice and Fire – Book One: A Game of Thrones
  • Editora: Leya
  • Número de páginas: 1.066
  • Ano: 2014
  • Gênero: Fantasia
  • Rating: estrelas

5 Comments on RESENHA: As Crônicas de Gelo e Fogo – A Guerra dos Tronos, Livro Um, de George R. R. Martin

  1. Rogerio
    08/10/2015 at 19:54 (2 anos ago)

    Oi Mari. GoT é realmente sensacional. Já li o primeiro, e estou no segundo (faz tempo !). Mas mais sensacional ainda foi sua resenha. Parabéns!

    Responder
    • Mariana Fieri
      09/10/2015 at 10:53 (2 anos ago)

      Obrigada Roger!! Estou apaixonada pela história de GoT S2! É mto bom neah? Agora quero comprar os bonequinhos de GoT que vende na Saraiva. Logo mais qdo o Rafa chegar em casa o apartamento estará dominado pelos mini personagens 🙂 hehe

      Responder
  2. Raquel Moritz
    09/10/2015 at 20:08 (2 anos ago)

    AMEI o primeiro livro, devorei ele em pouco tempo quando o peguei pela primeira vez. Infelizmente acho que não tenho mais saco pra reler ou até mesmo continuar as leituras dos próximos livros (mas falo isso agora, com certeza quando lançar o novo estarei lá alugando pra ler hahahaha). Beeeijos <3

    Responder
    • Mariana Fieri
      13/10/2015 at 22:33 (2 anos ago)

      hahaha Com certeza a curiosidade falará mais alto! rs Eu viciei! Bjooo e obrigada pela visita 🙂

      Responder
  3. Victoria Tolsá
    07/07/2017 at 14:35 (5 meses ago)

    Análise muito detalhada, eu gostei. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Espero ansiosamente a seguinte temporada, o último capitulo me deixou super intrigada, deixo aqui o link: http://br.hbomax.tv/serie/Game-of-Thrones-Temporada-07-/501441 , aonde podem consultar o tempo faltante para a sua transmissão e isso é muito emocionante! Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *