Resenha_Garota Exemplar_Leitura na Rede_im dest

Comprei o livro Garota Exemplar porque a minha irmã Yasmin disse que assistiu ao filme e que era sensacional. Não pensei duas vezes, comprei, li e posso afirmar aqui para vocês que este foi um dos melhores livros que li em 2015 e um dos melhores thrillers que li na minha vida. O livro Garota Exemplar, da autora norte-americana Gillian Flynn, é um suspense de tirar o fôlego de qualquer leitor.

A obra narra o relacionamento de Nick e Amy Dunne, casados há cinco anos. No dia do aniversário de casamento Amy desaparece, sem deixar rastros. Nick chega em casa e depara-se com o ambiente todo revirado. Desnorteado, ele chama a polícia e após algumas horas decide avisar os pais de Amy. A cidade toda fica abalada com o desaparecimento e o caso chega a ser repercutido nas emissoras de televisão. Porém, cada pista acaba levando ao marido e a polícia começa a desconfiar de suas atitudes e reações. A investigação é realizada e a cada momento a pergunta que paira no ar é: onde estará Amy? O que aconteceu?

Quando penso em minha esposa, penso sempre em sua cabeça. No formato dela, em primeiro lugar. Quando nos conhecemos, foi na parte de trás da cabeça que eu reparei, e havia algo adorável nela, em seus ângulos. Como um grão de milho duro e reluzente, ou um fóssil no leito de um rio. Era o que os vitorianos chamariam de uma cabeça belamente formada. Dava para imaginar o crânio com bastante facilidade. (Nick Dunne, p.11)

O mais surpreendente deste livro é a maneira como a autora escreveu a narrativa. Os capítulos são intercalados, sendo ora um capítulo com Nick como narrador, ora um capítulo do diário de Amy. Dessa forma entramos tanto nos pensamentos do marido quanto no da esposa. E mesmo assim, a trama é traçada de uma forma tão genial que o leitor fica cheio de dúvidas. A obra descreve o casamento com suas glórias e dificuldades e mostra como o ser humano pode ser complexo ao extremo através do retrato de todas as suas facetas, o amor, o ódio, o egoísmo, as mentiras, a benevolência. Tudo está lá e a autora traça cada capítulo que uma forma que o faz virar as páginas com avidez, sem querer parar um minuto sequer.

  • Título original: Gone Girl
  • Editora: Intrínseca
  • Número de Páginas: 446
  • Ano: 2012
  • Gênero: Ficção (thriller de suspense)
  • Rating: estrelas

Depois de ler o livro, decidi assistir ao filme Garota Exemplar. Como acontece na maioria dos filmes baseados em livros, a obra é muito melhor. Aconselho vocês a lerem o livro primeiro e depois assistirem ao filme. Para quem estiver com curiosidade, segue o trailer abaixo:

Vocês leram o livro? Assistiram ao filme? Me contem nos comentários! Vou adorar saber a opinião de vocês.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *