O livro A vingança está na moda é o primeiro romance escrito pela autora australiana Rosalie Ham. Durante muitos meses desejei comprar este livro e no final do ano finalmente coloquei minhas mãos nele. Fiz a leitura e que história de-li-ci-o-sa!
A obra conta a história de Tilly Dunnage, uma mulher que quando criança teve que abandonar sua cidade natal e decide após muitos anos retornar para casa e cuidar de sua mãe, Molly Maluca, e ter uma nova vida. Ao chegar em Dungatar, uma pequena cidade com habitantes excêntricos e fofoqueiros, Tilly tenta agradá-los costurando roupas elegantes e com as últimas tendências da moda europeia. Mas no decorrer das semanas, as pessoas vão mostrando outras facetas de suas personalidades para Tilly. Embora ela já as conhecesse e soubesse que muitas não eram confiáveis, nunca imaginou que essas mulheres pudessem ser tão maldosas.
Tilly sempre quis deixar o passado para trás, mas ele volta a atormentá-la. E quando ela não consegue mais suportar as coisas que estão acontecendo, decide tramar sua vingança contra a cidade. O que eu achei totalmente justificável e plausível. (rsrs)
O que mais chamou minha atenção na narrativa foi a maneira como a autora consegue nos transportar para Dungatar. Os detalhes são comuns e corriqueiros, mas muito bem descritos, porém sem se tornar cansativo. Você sabe tudo o que acontece na vida de todos os habitantes da cidade. Veja esse trecho abaixo:
O sargento Farrat parou em frente à administração do condado a fim de olhar para A Colina e em seguida para a rua. Nancy Pickett estava debruçada na vassoura do lado de fora da farmácia, enquanto Fred e Purl Bundle saíam do pub para se juntar às irmãs Ruth e Prudence Dimm na porta da agência postal. No escritório da administração, o conselheiro Evan Pettyman pegou sua xícara de café e girou na cadeira de couro de presidente do condado para olhar pela janela. Ele levantou-se num salto, derramando a bebida quente, e praguejou. (p. 28)
Além das descrições, a autora consegue ser muito sagaz e irônica tanto na narrativa quanto nos diálogos dos personagens. E eu, como leitora, ficava ansiosa esperando a próxima alfinetada dela.
…As mulheres comuns de Dungatar franziam os lábios e rosnavam:
— Você arruma seu próprio cabelo, não é, Purl? Já eu não me importo de pagar por um penteado decente.
— Elas só estão com inveja — dizia Fred, dando um beliscão no traseiro da esposa.
Então Purl se sentava na frente do espelho da penteadeira todas as manhãs, sorria para seu reflexo loiro e carmim e dizia:
— Ter inveja é uma praga, e ser feia é pior ainda. (p. 30)
Recomendo que você leia A vingança está na moda e tenha a oportunidade de conhecer Dungatar e seus habitantes através de uma narrativa cheia de humor.
E TEM FILME?
No ano de 2015 A vingança está na moda foi adaptada para o cinema e possui no elenco a atriz Kate Winslet como a personagem principal Tilly Dunnage. Ainda não assisti ao filme, mas segue o trailer aí embaixo para vocês conferirem:
- Título original: The Dressmaker
- Editora: Harper Collins Brasil
- Número de páginas: 288
- Ano: 2016
- Gênero: Ficção Australiana (romance)
- Rating:
Você pode adquirir o livro através deste LINK da Amazon.
Interessante esta resenha, fez-me pensar no livro. Leio muito e dificilmente acho um livro totalmente ruim, sempre encontro algo a ser aproveitado. Quando li este livro não consegui me concentrar, achei cansativo, descritivo em excesso, não consegui extrair qualquer coisa positiva dele, dando pela primeira vez, nos últimos 5 anos uma única estrela (de 5) para um romance. Como dizia minha vó:”o que seria do amarelo se todos gostassem do verde?”.