Muncle Trogg é filho dos gigantes Pá e Mã que vivem no Monte das Lamentações, um vulcão inativo, para se esconderem dos seres humanos os “pequenotes”. Muncle é alvo de zombaria no mundo dos gigantes por ser considerado o menor gigante do mundo, tão pequeno que dizem ser bem parecido com os pequenotes.

Muncle Trogg_Janet Foxley

Até que ele não era feio. Tinha a pele bonita – cinzenta e salpicada de verrugas peludas -, as sobrancelhas espessas e o nariz carnudo de Pá, e os olhos esbugalhados e os dentes amarelos e tortos de Mã.

Até o seu irmão mais novo, Gritt é muito maior do que Muncle, o que o deixa muito chateado. Sua irmã Flubb, ainda um bebê, porém gigante, é o xodó da casa dos Trogg.

Flubb arremessou a mamadeira vazia no chão e deu um berro bem alto. Na mesma hora, ganhou mais comida. Bem, era difícil dizer não a Flubb – ela era tão lindinha quanto um sapo.

Muncle vai quase todos os dias na escola e não consegue se destacar em nenhuma matéria. Um dia ele faz uma excursão para o Museu Real e conhece o senhor Biblos, a pessoa mais importante no Monte das Lamentações depois da Família Real.Ele é o Sábio Homem do Conselho do Rei, o mais esperto entre todos os gigantes. Biblos, ao ver Muncle tão pequeninho, sugere que ele vista a roupa dos pequenotes para a turma da escola ter uma ideia melhor de como eles são.

 – O que é isso na sua corrente? – quis saber Muncle enquanto voltavam para o museu.

– Isto? – Biblos ergeu o medalhão dourado. Nele, havia o desenho de um animal com orelhas compridas e de aparência estranha. – É meu medalhão sagrado de asno. É um símbolo de sabedoria que me identifica como Sábio Homem. O asno é a criatura mais inteligente da face da Terra e a única que não se pode comer. Não lhe ensinaram nada disso na escola?

Depois dessa visita ao museu Muncle fica muito curioso para saber como realmente são os pequenotes e decide sair do Monte das Lamentações e verificar o que acontece no vilarejo cheio deles. A partir daí, inicia-se uma grande aventura, na qual Muncle aprenderá a voar sob um dragão, a fazer escolhas que ajudam a sua família e a salvar o reino.

A obra da autora Janet Foxley é pura diversão, cheio de ironias e situações muito engraçadas. O livro é extremamente bem diagramado e cheio de figuras encantadoras. É um livro infantil, vencedor do The Times / Chicken House Children’s Fiction Competition e vale muito a pena a leitura seja em qualquer idade.

Muncle Trogg_Janet Foxley_figura

  • Título original: Muncle Trogg
  • Editora: Intrínseca
  • Número de páginas: 224
  • Ano: 2011
  • Gênero: Ficção infanto-juvenil inglesa
  • Rating:estrelas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *